Matérias

Leia matérias de autoria do Dr. Diego Falcochio a respeito de tratamentos, cirurgia e patologias das mãos

Doenças degenerativas

Reimplantes

Reimplantes

Apesar de o primeiro macro-reimplante ter sido realizado em 1962 (um reimplante ao nível do braço realizado por Malt e McKhann) e o primeiro reimplante de dedo (um polegar reimplantado por Komatsu e Tamai) ter corrido em 1965, reimplantar as mais diversas partes do corpo continua sendo um desafio enorme para os cirurgiões. Nosso objetivo é conseguir resultados funcionais e estéticos cada vez melhores.

ler mais
Lesões do nervo mediano

Lesões do nervo mediano

O nervo mediano é ramo das cordas lateral e medial do plexo braquial. Formado com fibras sensitivas, predominantemente, vindas de C6 e motoras de C8.
Ele inerva os músculos flexores extrínsecos (que começam fora e terminam dentro da mão), a exceção dos flexores ulnar do carpo e profundo para os dedos anelar e mínimo. Além disso, inerva parte musculatura intrínseca da mão (músculos que se originam e se inserem dentro da mão): a musculatura que realiza a oponência entre o polegar e os dedos longos (abdutor curto, oponente e uma das cabeças do flexor curto do polegar) e os músculos lumbricais para os dedos indicador e médio.

ler mais
Lesões do nervo ulnar

Lesões do nervo ulnar

O nervo ulnar é ramo da corda medial do plexo braquial. Formado com fibras predominantemente vindas de C8 e T1.
Ele inerva os flexores ulnar do carpo e profundo para os dedos anelar e mínimo, além da musculatura intrínseca da mão (músculos que se originam e se inserem dentro da mão).

ler mais
Lesões do nervo radial

Lesões do nervo radial

Acredito que seja interessante o leitor entender um pouco mais sobre as lesões nervosas em geral, no artigo: “Lesões de Nervos Periféricos” presente neste site, antes de ler sobre as lesões do nervo radial. 

ler mais
Fratura-luxação do carpo

Fratura-luxação do carpo

As lesões perilunares podem variar desde lesões ligamentares com luxação dos ossos do carpo, até fraturas luxações, com uma grande variedade de padrões de fraturas e luxações.

Apesar de serem traumas de alta energia, infelizmente, uma quantidade considerável passa desapercebida por cirurgiões e ortopedistas na data do evento.

ler mais
Mão em Fenda ou Ectrodactilia

Mão em Fenda ou Ectrodactilia

A ectrodactilia, mão em pinça de lagosta ou mão fendida são sinônimos utilizados para descrever a deficiência longitudinal que afeta os raios centrais. Atualmente o termo mais aceitável é “deficiência central congênita do raio”. O formato em “V” da fenda é o que caracteriza essa anomalia, que pode ou não vir associada com ausência de um ou mais dedos. O primeiro relato na literatura foi de Ambroise Paré, em 1575, mas as primeiras descrições de mão fendida verdadeira são creditadas a Hartsinck, em 1770.

ler mais
Luxação dos dedos

Luxação dos dedos

Luxação é a lesão mais grave que uma articulação pode sofrer. É a perda completa da congruência articular. Um osso “perde o contato” com o outro. Na literatura inglesa, este tipo de lesão é chamado de “deslocação articular”.

ler mais
Lesões ligamentares dos dedos

Lesões ligamentares dos dedos

Lesões ligamentares dos dedos são extremamente comuns.
A maioria dessas lesões são parciais e cicatrizam sem deixas sequelas. Outras, necessitam de tratamento cuidadoso para evitar instabilidade ou perda de movimento dos dedos.

ler mais
Artrose dos dedos

Artrose dos dedos

Artrose significa degeneração/ desgaste articular.
A artrose primária (sem causa conhecida) das interfalângicas distais (IFDs, articulação mais perto da unha) é a artrose mais comum do corpo humano.

ler mais
Fratura das falanges (dos dedos)

Fratura das falanges (dos dedos)

As fraturas dos metacarpianos e falanges são as mais comuns dos membros superiores.
É atribuída uma frase ao Prof. Alfred Swanson, sueco radicado nos Estados Unidos da América, uma frase célebre sobre estas fraturas:
“Fraturas da mão podem ser complicadas por deformidades do não tratamento, rigidez pelo excesso de tratamento e ambos, deformidade e rigidez, por tratamento inadequado.”

ler mais

Atendimento e Contatos

Rua Dona Adma Jafet, 74/ Conj 114

Rua Estados Unidos, 431

Rua Dona Adma Jafet, 74/ Conj 114

Rua Estados Unidos, 431

Pin It on Pinterest